Bateram no meu carro e fugiram: o que fazer para não ficar no prejuizo

carro batido na traseira
Veja o que fazer para evitar o prejuízo se alguém bateu no seu carro e fugiu.

Quer saber o que fazer se baterem no seu carro e fugirem? Então você está no lugar certo. Nesta matéria você vai entender como pode agir caso isso aconteça com você, ficando por dentro das normas previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), bem como acionar o seguro caso você tenha.

Essa situação, por mais chata que seja, é comum nas grandes capitais onde o trânsito é mais intensificado. Provavelmente, você já passou por isso, ou conhece alguém que teve seu automóvel danificado e o responsável não se identificou. Por isso, veja como prosseguir da maneira correta nesses casos.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Para exemplificar, vamos supor que você estacionou o seu veículo na rua e, quando voltou, estava com alguma avaria que antes não estava lá. Seja um amassado no para-choque, riscos na porta ou até mesmo para-lama amassado. O autor dos danos, ciente ou não do que fez, já deixou o local sem nenhuma identificação ou informação de contato.

Em muitos casos, os proprietários não sabem o que fazer diante dessa situação. Além disso, tudo pode parecer ainda mais desesperador quando o automóvel está sem um seguro. Pois, este serviço serve para ajudar o proprietário a resguardar o veículo.

O que fazer se bateram no carro e fugiram?

Quando há uma colisão normal entre dois veículos, o ideal é que todos os motoristas saiam de seus carros e decidam entre eles como o problema será resolvido. Mas, quando uma das partes foge da cena da colisão, a situação se complica.

Se isso acontecer com você, tenha calma e siga os procedimentos corretos para garantir que seus direitos sejam protegidos e que você possa buscar reparação pelos danos.

Não tenho seguro

Aqui está um resumo das etapas que você deve seguir se encontrar-se nesta situação:

  1. Documente a cena: tire fotos do dano e da cena do acidente, se possível. Isso pode ser útil como prova.
  2. Procure testemunhas: se houver pessoas por perto que tenham visto o acidente, peça seus contatos. Eles podem ser úteis como testemunhas.
  3. Verifique as câmeras de segurança: se o acidente ocorreu perto de estabelecimentos comerciais ou em uma área monitorada por câmeras, tente obter as imagens.
  4. Registre um Boletim de Ocorrência (B.O): vá à delegacia mais próxima e registre um boletim de ocorrência, detalhando o que aconteceu.
  5. Considere a ação judicial: avalie se vale a pena prosseguir com uma ação judicial contra o responsável, se identificado. Consulte um advogado para entender os custos e benefícios.
  6. Mantenha Todos os Documentos: Guarde todos os documentos relacionados ao acidente, incluindo fotos, informações de testemunhas, B.O, e comunicações com a seguradora.

Lembrando que “colidir e fugir” é uma violação grave da lei, e o responsável, se identificado, pode enfrentar sérias consequências legais. Portanto, é fundamental seguir os procedimentos corretos para proteger seus direitos e buscar reparação.

Tenho seguro

“Bateram no meu carro e fugiram, mas possuo seguro”. Nesses casos, a resolução de tudo pode ser muito mais fácil. É claro que o culpado pelo prejuízo deveria arcar com o conserto. Mas, utilizar a sua cobertura do seguro resolve tudo de uma maneira simples e menos estressante.

Basta acionar a sua seguradora e comunicar o sinistro. No entanto, todos os dados anteriores precisam estar estruturados. Ou seja, o B.O feito na delegacia, contato de testemunhas nas mãos, imagens que conseguiu pegar de câmeras, etc.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre o que fazer se bateram no seu carro e fugiram.

Quebraram meu retrovisor o que fazer?

Ter o retrovisor quebrado é uma situação frustrante e infelizmente comum, especialmente em áreas urbanas congestionadas. Se isso acontecer com você, aqui estão os passos que você pode seguir para lidar com o problema de maneira eficaz:

  1. Avalie a situação: verifique se há algum bilhete ou informação deixada pela pessoa responsável. Em alguns casos, a pessoa pode ter deixado seus contatos para resolver o problema.
  2. Documente o dano: tire fotos do retrovisor quebrado e da cena, se possível. Isso pode ser útil como prova, especialmente se você decidir acionar o seguro ou a polícia.
  3. Registre um Boletim de Ocorrência (B.O): vá à delegacia mais próxima e registre um boletim de ocorrência, detalhando o que aconteceu.
  4. Acione o seguro, se aplicável: se você tem seguro que cobre esse tipo de dano, entre em contato com a seguradora e informe o ocorrido, fornecendo as informações necessárias.

Posso sair do local do acidente quando não houver vítimas?

A conduta da fuga nesses casos é considerada crime quando o agente causador do dano (quem bateu no seu carro) busca se isentar da responsabilização criminal ou civil.

Mesmo que após a colisão se constate que não houve vítimas, a fuga de quem bateu no carro colidido é considerada crime. Quando alguém colidiu no veículo de outra pessoa e foge para não ter que pagar os prejuízos, comete crime, com pena de até 1 ano de detenção.

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Achou vantajosa a cobertura contra colisão do seguro auto e quer contratar uma cobertura para seu veículo?  Saiba que na Minuto Seguros, cotamos com mais de 17 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

2 comentários sobre “Bateram no meu carro e fugiram: o que fazer para não ficar no prejuizo

    1. André, como vai? É importante que você tente levantar provas do ocorrido, como testemunhas, para conseguir fazer o registro do Boletim de Ocorrência (B.O).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *