Seguro cobre sinistro com motorista embriagado? Entenda!

bater o carro bêbado

Quer saber se motorista alcoolizado que se envolve em sinistro tem direito ao seguro do veículo? Então leia essa matéria tudo que você precisa saber sobre sinistro em caso de motorista embriagado.

Você provavelmente já ouviu a famosa frase: “se beber, não dirija”. Isso porque álcool e volante são elementos que não se devem misturar. Porém, mesmo com diversas campanhas, fiscalizações e avisos, alguns motoristas insistem em correr este risco pelas vias do país. Com irresponsabilidade, os proprietários pensam que o seguro oferece cobertura ao bater o carro bêbado, porém isso não acontece de forma alguma.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Segundo estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 24% dos condutores pegam no volante após ingerir bebida alcoólica. Além dessa imprudência envolver a segurança de outras pessoas ao bater o carro bêbado, essa atitude é proibida por lei. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) deixa claro que, nesses casos, o motorista está cometendo uma infração gravíssima, que vai custar até R$2.934, de acordo com os valores das multas que ficaram mais caras.

Além disso, muitos motoristas acabam cometendo essa irresponsabilidade, acreditando que, pelo fato de terem contratado um seguro, terão cobertura se houver acidentes mesmo nessas condições. Mas será que isso é verdade?

O que acontece se eu bater o carro bêbado?

É importante deixar claro que, a seguradora não indenizará o proprietário ao bater o carro bêbado. Pois além de crime, isso significa que o motorista estava dirigindo em condições inviáveis.

Um caso interessante para você entender como isso será julgado é conferir a negativa da 4ª turma Cível do TJDFT para um recurso de um motorista contra a Seguradora Alfa. De acordo com a decisão do colegiado, “o nexo de causalidade entre o estado de embriaguez do condutor/segurado e o acidente automobilístico faz legítima a recusa da seguradora em responder pela indenização securitária”.

Com relação às coberturas, os danos causados a outras pessoas também não serão responsabilidade da seguradora. Mesmo com o seguro de terceiros contratado, a irresponsabilidade é a mesma. Portanto, não haverá indenização ao terceiro envolvido.

Outro ponto para atentar-se, é que o estado de embriaguez vale tanto para o efeito de bebidas alcoólicas como também para causado por outras drogas.

Se quiser saber mais sobre o tema, veja o vídeo abaixo onde a advogada Allinne Garcia explica o que acontece se você bater o carro bêbado.

E se o motorista acionar o seguro mesmo assim? 

Mesmo que o proprietário insista em acionar o seguro nesta situação, a seguradora analisará o caso e como aconteceu. Ao ser constatado que o condutor assumiu um risco ao dirigir sob o efeito do álcool, colocando-se em perigo e descumprindo uma lei do CTB, ele perde o direito à indenização.

É válido dizer que não será a seguradora quem julgará se o condutor estava embriagado no momento da colisão. Esse critério é definido pelos agentes de trânsito ou autoridades competentes que lidarem com a ocorrência. A companhia do seguro irá apenas basear-se no registro que estes órgãos realizaram.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as principais dúvidas sobre dirigir embriagado e o seguro auto.

Seguro auto cobre danos a terceiros mesmo com motorista embriagado?

Segundo a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a embriaguez do condutor não afasta dever da seguradora de indenizar terceiro vítima de acidente.

Nesse caso, mesmo que o segurado esteja embriagado e tenha dado causa ao acidente, havendo a cobertura contratual, deve a seguradora realizar o pagamento do valor o em favor do terceiro. Isso porque o terceiro não contribuiu para o agravamento do risco.

Dirigir embriagado é crime?

Sim, dirigir embriagado é crime. A Lei nº 11.705, também conhecida como Lei Seca, cobre os acidentes de trânsito causados por motoristas alcoolizados. Quem é enquadrado por essa Lei pode pegar entre seis meses e três anos de cadeia.

E vale deixar claro que você não precisa ter bebido muito para estar cometendo um crime, afinal basta apresentar mais que 0,04 mg de álcool por litro de sangue. Isso quer dizer que apenas uma latinha de cerveja já é o suficiente para ser pego no bafômetro.

Sendo assim, o recomendado é nunca beber quando for dirigir, afinal motoristas alcoolizados se expõem mais aos riscos e ainda colocam a vida de outras pessoas em risco.

Quanto posso beber pra não ser pego no Bafômetro?

A resposta para essa pergunta é nada. Desde 2012, com a tolerância zero para qualquer nível de álcool no organismo do motorista, não existe limite no bafômetro.

Quanto tempo o álcool demora para sair do organismo?

Não existe uma margem segura para essa resposta. Muitos especialistas apontam que o álcool demora entre seis e doze horas para sair do corpo, mas se você for beber, o ideal é não dirigir.

Qual o valor da multa por embriaguez ao volante?

Quem é pego embriagado ao volante está cometendo uma infração gravíssima e terá de pagar uma multa R$ 2.934,70. Vale lembrar que além da multa, o motorista que é pego dirigindo bêbado tem a carteira suspensa por 12 meses e ainda pode ser preso.

Pronto, agora você já sabe todos os detalhes sobre o seguro no caso de bater o carro bêbado. Se houver dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *