Bater em excesso de velocidade gera perda de cobertura do seguro auto?

O trânsito em determinadas cidades brasileiras está longe das condições ideais para os motoristas trafegarem. As ruas esburacadas, pistas super cheias e a demora para fazer um determinado trajeto, são provas incontestáveis de que muitas melhorias são necessárias. Além disso, o índice de acidentes também é preocupante. As maiores causas de colisões registradas, são: distração ao volante, falha mecânica do automóvel e, principalmente, bater em excesso de velocidade.

bater em excesso de velocidade

Crédito: Renan Santos

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Embora existam diversas razões para acontecer óbitos no trânsito, bater em excesso de velocidade ainda é a principal causa. Afinal, não é difícil encontrar algum motorista pelas ruas acelerando mais do que o permitido. Um levantamento do InfosigaSP, indica que 94% dos casos fatais são causados por falha humana. Ou seja, a falta de atenção e a imprudência, são os maiores “assassinos” no tráfego das cidades.

Para combater esse mal e reduzir a fatalidade, o governo implanta diversas medidas e campanhas todos os anos. Os radares de trânsito, lombadas (quebra-molas) e lombadas eletrônicas, têm como função reduzir a velocidade dos automóveis. Mesmo que os motoristas já conheçam esses métodos, eles ajudam no aumento da segurança e evitam um número maior de acidentes.

Seguro auto

Por falar em segurança, o seguro auto é outro fator que pode ajudar o proprietário do veículo. Este serviço é o único que oferece proteção para riscos que não são possíveis prever quando acontecerão. Como é o caso de um roubo e furto, ou até mesmo colisão de terceiros.

Para cotar o seu seguro, conte com nós da Minuto Seguros, somos a maior corretora online de seguro auto do país. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil. Basta preencher o formulário de cotação clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

O seguro serve para cobrir riscos inesperados e sem intenção do condutor. Mas, bater em excesso de velocidade indica que o condutor assumiu o risco de sofrer um acidente. Continue lendo para saber se nesses casos o seguro precisa ou não pagar indenização.

Bater em excesso de velocidade

Como funciona o seguro auto?

bater em excesso de velocidade - Como funciona o seguro auto?

Para entender este caso, é importante saber qual a definição de um seguro auto. Dessa maneira, é mais simples identificar em quais situações o segurado pode não ser indenizado.

O seguro é um contrato selado entre as seguradoras e os proprietários dos veículos. O contratante deve arcar com o custo da proteção que é chamado de “prêmio“, e é estipulado pela própria seguradora. Por meio desse pagamento, fica garantido que em casos de prejuízos previstos na apólice, a seguradora arque com o conserto ou recuperação do carro danificado ou subtraído.

No entanto, como qualquer outro vínculo de companhias com clientes, existem cláusulas contratuais que devem ser respeitadas. Como a seguradora tem o propósito de cobrir somente os sinistros que realmente o proprietário não teve culpa, geralmente, em seus contratos, existem algumas condições que implicam no não pagamento da indenização.

Perco o direito de indenização se bater em excesso de velocidade?

Bater em excesso de velocidade - Perde cobertura no seguro auto?

Uma cláusula óbvia que implica no não pagamento do seguro, é causar o sinistro de forma intencional. Dessa forma, caso o proprietário incendeie, colida o carro de propósito ou até mesmo contrate alguém para subtraí-lo, a companhia não é obrigada a pagar a indenização.

O mesmo se repete em casos quando o motorista assume a responsabilidade de sofrer um acidente. Aliás, o que não é muito difícil de ver pelas ruas, pois engloba atitudes que são feitas no trânsito todos os dias. Exemplos que encaixam-se nessa cláusula, são: bater em excesso de velocidade ou até mesmo bater o carro bêbado.

Portanto, verifique em sua apólice e cheque com o corretor, em quais casos você pode perder a indenização. Vale lembrar que a companhia precisa comprovar na justiça que realmente o condutor estava dirigindo acima da velocidade máxima permitida. O que, convenhamos, não é algo muito difícil…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *