Bandeira no capô pode trazer problemas ao carro

O mundial de futebol mexe com a população. Moradores enfeitam suas casas, espalham bandeiras, compram camisas e querem mostrar todo amor e torcida pela seleção brasileira, que busca mais um campeonato.

Bandeira no carro pode ser um risco

Também já é moda enfeitar o carro para circular pelas ruas mostrando todo otimismo com os jogos. Capas nos retrovisores e bandeirinhas penduradas junto à porta ou na antena são comuns, mas há também os mais empolgados que “encapam” o capô do carro com a bandeira brasileira.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

A agência Auto Informe fez, em seu site, um importante alerta a quem decidiu envolver essa parte do veículo: apesar da beleza e da torcida, a bandeira pode trazer danos graves ao carro.

Danos na pintura do capô podem ocorrer caso, por exemplo, o tecido fique molhado por conta das chuvas ou úmido no período de inverno pesado. Ao sair com o carro, o motor vai aquecer e o choque do calor com a umidade pode fazer a bandeira soltar tinta.

Falando em motor, ele é o principal risco dessa prática. Alguns carros possuem entradas de ar no capô e a vedação desses espaços pode acarretar em danos sérios.

Isso porque, sem entrada de ar, o motor vai ser obrigado a trabalhar em uma temperatura mais alta, aumentando a força das ventoinhas, que podem não suportar. Esse superaquecimento pode levar a queima da junta do cabeçote – e os reparos não são baratos.

A dica é simples: verifique se as entradas de ar não estão obstruídas e, se possível não use sempre a bandeira no capô do automóvel. É melhor prevenir antes de qualquer prejuízo.

Segurança

Vale o alerta: a bandeira, apesar de bonita, pode se tornar uma vilã caso não seja bem instalada. Caso ela escape do capô, pode cobrir a visão do motorista e, consequentemente, causar um acidente.

Mais do que isso, caso você tenha um Seguro Auto, sua seguradora pode interpretar que a bandeira no capô consiste em agravamento do risco e, por isso, pode negar uma eventual indenização.

Pense nisso! Recomendamos que leve o fato em consideração antes de colocar (ou manter) o enfeite no seu veículo.