Bancos automotivos: couro ou tecido, qual é melhor?

Principalmente nas grandes metrópoles, é comum as pessoas passarem um tempo considerável dentro do carro. Ainda mais quem utiliza o veículo como ferramenta de trabalho, como taxistas e motoristas de aplicativo. Por isso, é preciso que o automóvel proporcione o máximo conforto possível. A presença de ar-condicionado e direção hidráulica ou elétrica, ajuda a fazer com que dirigir torne-se algo mais agradável. Outros itens que também são fundamentais para a experiência na direção são os bancos automotivos.  

bancos automotivos

Na hora de comprar um veículo, a dúvida de qual tecido escolher para o banco do carro pode surgir. Couro ou tecido? Independentemente de qual seja a escolha, todos têm suas vantagens e desvantagens. O importante é saber avaliar e optar pelo tipo que mais se encaixa com o que você procura.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O conforto é importantíssimo para quem dirige com frequência, assim como a garantia de tranquilidade e segurança, que apenas a contratação de um seguro auto traz. Por mais que você seja cuidadoso ao volante, está sujeito a imprevistos do dia a dia, como acidentes ou quebra de alguma peça.

Para proteger-se e estar amparado no caso destes imprevistos, faça uma cotação com a Minuto Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil e líder no segmento online. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras que estão entre as principais do país. Assim, garantimos uma proposta que seja adequada ao seu perfil e às suas necessidades.  

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora voltamos a falar dos bancos automotivos! Preparamos um texto que mostrará algumas vantagens e desvantagens dos tipos de bancos que um carro pode ter.

Bancos automotivos de couro animal

Como o próprio nome já diz, este tipo de banco é confeccionado com couro de origem animal. Essa parte da pele, que é curtida e preservada da putrefação, transforma-se em um revestimento nobre e resistente. Mas, como todos os materiais, ele tem suas vantagens e desvantagens.

Vantagens

Além de ser um material nobre, o couro animal é simples de se higienizar. Afinal, é uma superfície que não absorve líquidos quando são derramados, além de não acumular sujeira. Isso inclusive impede a proliferação de micro-organismos como ácaros e fungos. Outra vantagem é que esse revestimento não é propenso a desenvolver odores indesejáveis, justamente por ser de fácil limpeza.  

Desvantagens

Se o fato de ser um revestimento mais nobre conta como vantagem por sua qualidade e status, torna-se uma desvantagem no quesito preço. Seu valor é mais elevado comparado a bancos automotivos de couro sintético e de tecido. Além disso, este material resseca mais facilmente do que os outros e, por isso, merece cuidados especiais. Ele requer hidratação de períodos que variam entre dois e seis meses.  

bancos automotivos

Bancos automotivos de couro sintético

O couro sintético foi criado para imitar o couro animal. Ele pode ser constituído inteiramente por materiais sintéticos ou ser composto por uma parte de couro legítimo. Conheça quais são os seus prós e contras abaixo.

Vantagens

Uma das vantagens de ter um banco de couro sintético é que ele é considerado um material ecológico. Dessa forma, é uma boa opção para quem deseja ter um banco de couro no seu carro, mas sem deixar de ser sustentável. Outra vantagem é que este material é mais barato que o couro original. Seu valor pode ser até 40% menor. A facilidade na limpeza desse tipo de revestimento é mais uma de suas vantagens. Basta utilizar um pano úmido para higienizá-lo.

Desvantagens

Mesmo tendo sido feito para imitar o couro original, o material sintético esquenta mais. Isso acontece porque ele não transpira a altas temperaturas e, dessa forma, torna-se mais desconfortável em dias muito quentes. Além disso, se uma de suas vantagens é ser mais barato, a desvantagem é que ele não tem a durabilidade tão extensa quanto a do couro animal. É um material que rasga com mais facilidade.

Bancos automotivos de tecido

Entre os bancos automotivos, o de tecido é o mais comum em todos os veículos. Um dos fatores que explica isso é o seu preço, que costuma ser mais baixo do que os bancos de couro animal e couro sintético. Assim como os tipos citados anteriormente, possui vantagens e desvantagens.

Vantagens

Esse tipo de tecido é muito confortável em qualquer temperatura, seja no frio ou no calor. Ou seja, ele será agradável para o motorista e os passageiros em qualquer época do ano. Os reparos a serem feitos nesse tipo de banco são mais simples do que nos outros, o que significa gastar menos à médio e longo prazo também. Sendo assim, pesa menos no bolso. Outra vantagem é que ele é um material que pode ser submetido a uma higienização profissional para ficar totalmente limpo e com aparência de novo.

Desvantagens

A maior desvantagem do banco de tecido é o fato dele acumular mais sujeira, o que facilita a proliferação de micro-organismos como ácaros. Outra desvantagem que está relacionada à presença maior de poeira e outros resíduos é o mau odor. Além disso, ele também pode desenvolver mofo, pois absorve a umidade do ar. Diferentemente dos outros tipos de bancos automotivos, o tecido não é impermeável. Ou seja, se alguém derramar líquido em sua superfície, ficará impregnado.

Agora que você já sabe das vantagens e desvantagens de cada um dos bancos automotivos, pode fazer a sua escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *