Já tomou uma multa e se perguntou: “Ué, mas onde foi isso? Nem vi o aviso de radar”. É… Talvez o questionamento tenha muito a ver com esse texto e com a resolução do Contran, aprovada há quase 5 anos e que muita gente não sabe.
Desde o final de 2011, não é mais obrigatório que radares, físicos ou móveis, tenham alguma placa de sinalização, avisando a proximidade. Essa lei derrubou uma resolução que havia desde 2006, obrigando que, juntamente com os radares, fossem instaladas placas avisando a aparição dos mesmos. No entanto, os equipamentos não podem estar escondidos, atrás de árvores, postes ou qualquer outro obstáculo que prejudique a visão.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Essa medida influenciou diretamente nos testes realizados com radares móveis, que desde a aprovação, são instalados em qualquer lugar de vias urbanas ou estradas, mesmo que não haja sinalização de velocidade. Atenção e ande sempre no limite para não passar por um desses e sofrer uma sanção.
O argumento usado para que essa medida fosse aprovada girou em torno da segurança, pois muitos motoristas se aproveitavam para acelerar e ficar acima da velocidade permitida em pontos não cobertos pelos radares.
Aproveite e veja os novos valores das multas tomadas a partir de novembro.
Foto: Genésio Vieira/PRF-PB