Aprenda a limpar o volante do carro

Fazer limpezas e manter o bom estado do carro é muito importante, pois pode ajudar em uma revenda futura. É importante conhecer produtos de limpeza que realmente funcionam, para que o processo seja realmente efetivo. A limpeza do volante do carro precisa ser feita no detalhe, pois como é uma peça que fica muito exposta ao sol e ao contato das mãos, o desgaste dela tende a ser mais rápido.

volante do carro

Para manter o visual intacto, é preciso tomar alguns cuidados. Neste texto, iremos trabalhar alguns pontos importantes, como entender os motivos do desgaste do volante e quais são os produtos que não podem ser utilizados na limpeza. Também é importante entender como fazer a limpeza e a manutenção, além é claro, de como prevenir contra possíveis danos.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Proteção além do volante do carro

Só que, além de proteger o volante do carro, proteger o restante é muito importante e para isso existe o seguro auto. Com ele, o seu veículo estará resguardado em diversas situações, seja de perda parcial ou perda total. Entre em contato com a Minuto Seguros, uma das maiores corretoras de seguro do Brasil. São cotações realizadas em mais de 10 seguradoras, que estão entre as maiores do Brasil, o que garante a tranquilidade necessário para contratar um produto que cuidará da proteção de um bem tão importante.

Ligue agora mesmo para 0800 882 0656 e fale diretamente com um de nossos consultores. A ligação é gratuita. Se preferir, preencha o formulário ou clique no botão abaixo que dessa forma também é possível falar com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora, entenda as melhores práticas para limpar o volante do carro e o garanta sempre estará em bom estado. Por mais que pareça simples, limpar o volante do carro exige, pelo menos, um pouco de tempo e dedicação. Dessa forma, você o garante novo e inteiro por muito mais tempo.

Entenda os motivos para volante do carro desgastar

Quem utiliza muito o veículo, invariavelmente estará quase sempre com as mãos no volante do carro. Esse contato constante das mãos do motorista no volante pode desgastar seu revestimento, principalmente pessoas que tem o suor muito acentuado nas mãos.

É bom informar que além do suor e da oleosidade da pele, que já são grandes problemas para o volante, a poeira que vem da estrada, a graxa presente nas peças mecânicas também são outros componentes que ajudam no desgaste do volante.

volante Aprenda a limpar o volante do carro

Essa mescla de sujeiras e acúmulo de bactérias ajudam a danificar o revestimento. Quem tem o hábito de sempre dirigir com as mãos sujas, recorrentemente, ajuda no desgaste rápido do volante. Inclusive, os problemas podem ser intensificar e criar rachaduras, mais difíceis de serem consertadas.

Esses problemas são os mais habituais para entender o porquê de o volante do carro desgastar. Outro causador do desgaste do volante do carro são as constantes exposições ao sol e, é claro, o desgaste natural do tempo, que, infelizmente, vai aparecer em todos os acessórios. A limpeza, no entanto, minimiza esses efeitos e retardado o envelhecimento da peça.

Atenção com os produtos utilizados na limpeza do volante

A primeira dica e mais importante é não utilizar produtos abrasivos. Eles podem danificar o material que reveste o volante do carro e acelerar a sua deterioração.

Outra dica importante é não utilizar água corrente em hipótese alguma. Isso pode fazer com que haja infiltração nas partes do tecido e da espuma.

Evite passar álcool, pois pode facilitar a rachadura no volante.

Fazendo a limpeza do volante do carro

Para fazer a limpeza do volante do carro utilize pano úmido. Somente com água, não use sabão, pois ele não trará benefícios durante a limpeza. A umidade do pano não pode ser em demasia, pois, podem penetrar em partes do tecido ou espuma, como dissemos anteriormente. Torça o pano antes de passa-lo no volante.

Após essa limpeza, abra as portas do carro e deixe-o secar por bastante tempo. O ideal é que o carro fique secando por, pelo menos, duas horas. Essa etapa da lavagem do volante do carro é muito importante, pois, caso não seque adequadamente, o carro pode ficar com um cheiro de mofo muito forte.

volante do carro

Algumas pessoas, após essa limpeza, passam silicone no volante, com o intuito de dar brilho. No entanto, essa manutenção não é indicada, pois pode fazer com que as suas mãos deslizem, prejudicando no momento de guiar o carro.

Caso o volante do seu carro seja revestido com couro legitimo ou couro sintético, é importante realizado a hidratação do material com produtos específicos. A aplicação de produtos para a hidratação depende muito de alguns fatores, como a região onde você mora, a umidade do ar, a quantidade de suor que as suas mãos produzem. Em média, o tempo é de dois a seis meses. Será perceptível no tato se o couro estiver desidratado.

 Manutenção da limpeza do volante do carro

volante do carro

Após essa limpeza, digamos, mais “pesada” a manutenção deve ser feita, de preferência, semanalmente. Use um pano minimamente molhado para tirar o pó superficial. Seque logo em seguida com um pano seco. Para essa manutenção semanal também vale a mesma dica de não usar produtos abrasivos.

A única diferença dessa manutenção é que o pano deverá estar menos úmido e a limpeza feita mais rapidamente. É mais focada para retirar possíveis resíduos e oleosidade que ficaram dos últimos dias sem a limpeza.

Capa de proteção ajuda a proteger o volante do carro

Capa de volante costurada na hora em toda Manaus Maranho 20170702045735 Aprenda a limpar o volante do carro

Se ainda assim, você está sentindo que o volante do carro está desgastando, a ideia de usar capa é boa. As capas de volante de carro feitas em couro estão ganhando cada vez mais espaço dentro dos veículos.

Com costuras que podem combinar com o restante do veículo, as capas são ótimas alternativas para proteger ou até mesmo esconder algumas imperfeições de um volante de carro já com defeitos.

Para cuidar da capa do volante de carro, caso ela seja de coura, execute o mesmo processo ensinado acima. Caso não seja de couro, mantenha a limpeza somente com pano úmido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *