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Apólice de seguro: tudo o que você precisa saber!

Quer saber tudo sobre apólice de seguro? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa para entender melhor esse importante documento do seu seguro.

Quando algo acontece com o bem que temos segurado, como o carro, algumas perguntas sempre surgem. Quem nunca ouviu a frase: “você está com sua apólice em mãos?”. Por isso, se ainda tem dúvidas sobre o que é isso, preparamos este conteúdo para te ajudar a entender tudo que precisa sobre sua apólice. 

O que é apólice de seguro?

A apólice é um documento emitido pela sua seguradora que tem como objetivo registrar todas as condições, cláusulas e riscos acordadas entre segurado e seguradora. Quando concluir a negociação de seguro, seja ele auto, residencial, viagem ou vida, e todas as informações e pagamentos estiverem de acordo, é gerada uma apólice de seguro.

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Na apólice de seguro, por exemplo, é informado que o segurado repassa à seguradora toda responsabilidade sobre os riscos que possam acontecer com o objeto segurado, como casa ou carro. Também há essa responsabilidade nos casos de viagem, vida ou APP (acidentes pessoais de passageiros).

Por outro lado, na apólice constam todos os deveres do segurado, que devem ser realizados para que não aconteça perda de direito. Um exemplo desse tipo de acontecimento é colocar o carro em risco ao enfrentar enchentes caso haja a possibilidade de ficar parado e esperar a água abaixar.

Ou seja, esse documento é o que dá segurança de que tudo que foi acordado entre as duas partes será cumprido à risca. E isso vale tanto para o segurado não perder a cobertura como as responsabilidades da seguradora.

Quando uma apólice de seguro pode ser cancelada?

O cancelamento de uma apólice pode se dar por alguns motivos. Listamos os mais importantes abaixo:

  • Se você omitiu ou mentiu qualquer informação que influencie diretamente na aceitação do risco ou no preço, sua apólice pode ser cancelada;

  • Declarações falsas também são passíveis de cancelamento por parte da seguradora;

  • Se você ficar sem pagar o seguro, sua apólice é cancelada;

  • Se você tiver uma perda total, após a seguradora realizar o pagamento da indenização integral a apólice é cancelada automaticamente;

  • Se você não tem interesse em continuar com a apólice por motivos pessoais também há a possibilidade de cancelamento.

A apólice do seguro é a mesma coisa que contrato?

O termo é comum, mas, na prática, o que ele significa? Quando falamos em apólice, estamos nos referindo ao contrato do seguro?

Para esclarecer essa questão, se considerarmos que é no contrato em que todas as condições estão estabelecidas, sim; neste caso, ele e a apólice do seguro podem ser considerados a mesma coisa.

Ela é um documento que o segurado retém, em que toda a responsabilidade pelos sinistros ali previstos passa a ser da companhia, para fins de ressarcimento. 

É claro que em determinadas situações, auditorias podem ser feitas para saber se o segurado provocou os danos intencionalmente — casos em que seguro pode não oferecer cobertura.

Mas, em geral, nos demais casos fica definido na apólice tudo com o que a seguradora arcará em caso de imprevistos e acidentes dentro das coberturas mencionadas. 

Se alguma cobertura não estiver constando, ela não faz parte do contrato. 

O que deve constar na apólice?

Para que você entenda melhor como funciona sua apólice do seguro, explicaremos algumas coisas que devem constar no documento.

Em primeiro lugar, é preciso que a apólice do seguro tenha todos os dados do segurado (a pessoa que contratou o seguro). Ou seja:

  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • número do RG;
  • CPF;
  • endereço de residência.

Mais algumas informações pessoais também podem ser solicitadas.

Além disso, se a apólice for do seguro de um veículo, ela precisa conter todos os principais dados referentes ao bem segurado, tais quais: 

  • modelo do automóvel;
  • número do Renavam;
  • ano de fabricação;
  • ano do modelo;
  • número do chassi.  

Os dados do veículo e do segurado também são acompanhados, claro, das informações referentes ao seguro contratado. Isto significa que também constam na apólice a data de início e de término do seguro (vigência), tipo de franquia escolhida pelo segurado (em caso de Seguro Auto), além da listagem das coberturas inclusas e os valores estipulados para elas. 

Na apólice, também é discriminado o valor do prêmio do seguro, que nada mais é do que o preço que o segurado deverá pagar para contar com as proteções contratadas. Ademais, são informados também os canais pelos quais o cliente pode entrar em contato com a seguradora.  

Quais as informações que devo me atentar na apólice?

Sabendo de tudo isso, é importante que você se atente exatamente ao que contratou. 

Se não entender direito ou não tratar com uma corretora confiável, a pessoa pode ficar com a falsa sensação de que está segura contra riscos não cobertos.

Além disso, é bom verificar se o documento foi emitido corretamente. Ao pegar sua apólice do seguro, procure checar se os dados do veículo batem com o seu. Veja também se as informações pessoais estão certas.

Se houver indicação de condutor adicional no seguro, caso seja de automóvel, é necessário que os dados relacionados a esta pessoa também constem na apólice, pois a seguradora só irá ressarcir eventuais problemas que ocorram com ele se tudo estiver previsto no documento. 

Por isso, é necessário ficar atento também a este fator. 

Quando devo fazer alterações na minha apólice?

Alterações na apólice do seguro podem ocorrer e para isso é feito o que se conhece como endosso. 

Ele é um documento em que constam as modificações da apólice original. As mudanças podem ser tanto de dados pessoais ou de condutor, como de veículo — é o caso de quando você troca de carro, mas irá permanecer com a mesma seguradora.

Sendo assim, você apenas comunica essa troca e o endosso do seguro é feito, com possíveis reajustes de valores em decorrência. 

Para tanto, é necessário avisar a companhia, o que pode ser intermediado pela corretora de seguros. 

Todas as instruções essenciais serão passadas no momento dessa movimentação.

Fazendo dessa maneira, é possível ter o contrato (ou apólice) totalmente atualizado, o que evita problemas com a seguradora se algo acontecer. 

Se essas atualizações não tiverem sido feitas, a recusa de pagamento do seguro pode ocorrer. Por isso, para não ser pego desprevenido, esteja sempre atento.

Todas as apólices são iguais?

Como você pode imaginar, após conferir essas explicações, a apólice do seguro não é sempre igual. Ela varia conforme o tipo de seguro, as coberturas previstas e as informações do segurado. 

Procurar clareza e facilidade na hora de contratar é muito relevante, para que você não fique um minuto sem seguro ou sem entender o que contratou. 

Além disso, é importante se relacionar com uma corretora de confiança, como a Minuto Seguros, que lhe ajude na hora de tomar as melhores decisões para cada caso. 

Entre os motivos para fazer isso, cabe lembrar, está a integração com seguradoras de renome, a transparência e a agilidade no atendimento.

Informações adicionais encontradas na apólice

Confira abaixo algumas informações que você encontra na sua apólice.

Prazo do seguro

O prazo de vigência do seguro também estará contido na apólice. Qualquer que seja o tipo de seguro contratado, ele terá um prazo determinado para começo e fim. Durante esse prazo (e com todos os pagamentos em dia), você ficará resguardado contra quaisquer acontecimentos que estiverem previstos na apólice de seguro.

Quando falamos de Seguro de Carro, o prazo de uma apólice tem duração de 12 meses a partir da data de início do contrato. A vigência começa às 00 horas da data estipulada no contrato de seguro e finaliza também às 00 horas do dia final. O Seguro para Casa também tem prazo anual.

Em caso de Seguro Viagem, por exemplo, a validade é diferente: ele dura da data de início da viagem até o dia do retorno do passageiro. Se o passageiro precisar voltar um dia após o fim da vigência do seguro, precisará entrar em contato com a seguradora para ajustar a cobertura.

Valor do prêmio, valor da franquia e valor da indenização integral

O valor do prêmio (quanto você pagou ou pagará pelo seguro) estará contido na apólice. Também será informada a forma de pagamento e/ou em quantas vezes o valor foi parcelado.

O valor da franquia, pagamento necessário somente em casos de perda parcial, estará indicado no documento. O mesmo serve para a franquia de vidros, carro reserva etc.

Por fim, o valor da indenização integral também estará informado na apólice. Nestes casos, o pagamento por parte da seguradora só acontece caso haja uma perda total. O valor será indicado de acordo com a Tabela FIPE do mês vigente.

Quanto demora para uma apólice ser emitida?

O prazo de emissão de uma apólice de seguro é de cerca de 15 dias após o início da vigência. Algumas seguradoras têm um prazo menor, mas, em média, é o tempo que a maioria delas informa ao cliente.

Isso não significa, por exemplo, que a sua proteção demorará 15 dias para se iniciar. Converse com o seu corretor para entender as regras de emissão e cobertura de acordo com a sua seguradora.

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