Veja 9 dicas práticas para manter a sua casa segura

Deixar um de nossos maiores bens desprotegido é algo bem arriscado. Afinal, é imprescindível que você sinta-se tranquilo no seu lar. Então como manter sua casa segura? Grades altas, cerca elétrica, lanças, entre outros itens, são algumas das formas que as pessoas encontram para resguardar a sua residência. No entanto, existem outras maneiras de atingir esse objetivo.

casa segura

Abaixo, listamos 9 dicas práticas para manter a sua casa segura e, dessa forma, não ser surpreendido com uma invasão, tentativa de roubo ou qualquer ação que coloque você e sua família em risco. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Dicas práticas para uma casa segura

1. Instale um sistema de alarme

Quando o assunto é segurança, realizar a instalação de um sistema de alarme, com certeza, é uma forma de manter a sua casa segura. Com tantos modelos, é possível escolher um que atenda somente as necessidades básicas do seu lar.

Colocar câmeras na calçada ou apontadas para as portas de entrada, por exemplo, é uma forma de registrar possíveis invasões e, dessa forma, contatar a polícia. Vale ressaltar que, atualmente, os sistemas de câmeras podem ser facilmente acessados pelo celular. Ou seja, você consegue analisar a sua residência de qualquer lugar. Além disso, é viável optar por alarmes com sirene e chaves magnéticas para completar o seu sistema.

2. Coloque uma boa iluminação na parte externa

Para algumas pessoas essa dica pode ser banal, mas uma boa iluminação na parte externa pode inibir ladrões que estão tentando roubá-la. Além de passar segurança para quem está na rua chegando à residência, as luzes também possibilitam que tudo possa ser visto com clareza à noite, sem criar pontos de escuridão que servem como esconderijos.

Ao colocar lâmpadas, foque na parte da frente da residência, mas não se esqueça das laterais e nem do fundo, que também podem ser locais propensos a invasões.

3. Inclua timers ou sensores fotoelétricos

Falando em iluminação, essa dica vai ajudá-lo a economizar energia das luzes para deixar sua casa mais segura. Caso não queira deixar as lâmpadas ligadas à noite toda, esses dois aparelhos são acoplados no sistema de iluminação e, quando alguém passa pela rua ou está no terreno da sua residência, elas acendem automaticamente.

Isso possibilita que você saiba o exato momento que alguém está se aproximando na sua residência e deixe um sinal de alerta.

4. Portões elétricos com abertura vertical

Portões elétricos passam muito mais segurança para os moradores. Isso deve-se ao fato de que o motorista ou alguém que esteja com ele não precisa sair do carro para abrir o portão, esperar o carro entrar e só aí fechá-lo.

Mas este item precisa de algumas ressalvas, apesar de ser mais seguro. Ao instalá-lo, opte por modelos que tenham abertura vertical, pois isso dificulta possíveis tentativas de arrombamento. Também preste atenção no tempo de abertura – o mais indicado é que isso ocorra em 4 segundos. Caso tenha medo de que o portão feche em cima do seu veículo, instale um sensor para minimizar esse risco.

5. Atenção com muros muito altos e portões sem visibilidade 

Algumas pessoas acreditam que quanto maior o muro e menos vazado for o portão, menor a possibilidade de invasões. Por um lado, isso pode trazer uma sensação maior de segurança, mas também pode apresentar vulnerabilidade em outros pontos. Muros muito altos e portões sem nenhuma abertura para ver a rua criam pontos cegos que podem servir para invasores se esconderem.

Prefira portões vazados que possibilitem a visualização de quem está do lado de fora. Atente-se, porém, para que esses espaços vazados não sirvam como escada. O espaço não deve dar para encaixar um pé, por exemplo.

6. Prefira utilizar fechaduras de aço inox 

Ao invés de instalar fechaduras eletrônicas, pensando na segurança, opte por fechaduras tradicionais, mas de aço inox de três a nove travas. 

Apesar de serem mais práticas, as fechaduras eletrônicas podem ser arrombadas com mais facilidade devido à sensibilidade do produto. Por isso, opte por fechaduras de aço inox que são muito mais complicadas de serem estouradas.

7. Observe a vulnerabilidade de suas janelas

Janelas podem ser o principal ponto de violação no momento de um furto. Para quem tem janelas de correr, um pedaço de madeira trava este movimento e oferece mais segurança para a residência.

Evite muita exposição do interior da sua residência pelas janelas. Se possível, quando não estiver em casa, deixe as cortinas fechadas. Nas janelas que dão para a rua, o ideal é que os vidros sejam laminados, pois, em caso de tentativa de quebra, ele apenas trinca e não estilhaça – mais uma prevenção que atrapalha uma possível ação de bandidos.

8. Não deixe sua casa ‘parada’ 

Casas com pouca movimentação são alvos de bandidos, pois imaginam que não há ninguém na residência. Sempre que possível, acenda uma luz ou outra, saia um pouco na parte externa, varra a calçada, caso tenha, deixe o cachorro passear pela garagem. Tudo isso ajuda na percepção de casa movimentada.

Principalmente no período de férias, não deixe a sua casa totalmente abandonada. Procure uma pessoa, de preferência que more perto, para fazer o recolhimento das correspondências, acender uma luz à noite e conferir se tudo está bem.

Deixar a casa à mercê é um erro que pode custar a sua paz. Caso tenha o sistema de alarme e câmeras, sempre que possível dê uma olhada para ver se não percebe nada diferente.

9. Contrate um Seguro Residencial

Uma das principais formas de ter uma casa segura é contratar um Seguro Residencial. Com ele, você estará protegido em diversas situações, como roubo e furto, danos da natureza, danos elétricos, além de imprevistos do dia a dia, como um cano estourado, e é uma forma de manter o seu bem sempre protegido.  

Garanta a sua tranquilidade e faça a cotação do seu Seguro Residencial com a Minuto Seguros. Afinal, somos a maior corretora online do Brasil e trabalhamos com as principais seguradoras do País.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 882 0656 e fale diretamente com nossos consultores.

COTE SEGURO RESIDENCIAL GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *