5 dicas de como planejar uma viagem de carro

Quando se pensa em viajar, o avião é, provavelmente, o primeiro meio de transporte que vem à cabeça. Porém, planejar uma viagem de carro pode ser uma excelente opção para chegar aos destinos que são acessíveis utilizando a via terrestre. 

planejar viagem de carro

Viagens com o automóvel podem ser feitas em qualquer país, basta uma boa rota e um planejamento assertivo. No Brasil, por exemplo, é muito interessante planejar uma viagem de carro por se tratar de um país de grande extensão territorial, com diferentes paisagens ao longo das estradas. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Antes de pegar a estrada, é importantíssimo que o seu veículo esteja protegido com Seguro Auto. Afinal, acidentes podem acontecer, especialmente com tantas rodovias em péssimo estado no país. Sem contar outros imprevistos, como roubo e furto, bateria descarregada ou pane seca, situações para as quais a Assistência 24 horas faz a diferença.

Por isso, no seu planejamento de viagem de carro, o Seguro Auto precisa estar incluído. Na Minuto Seguros, maior corretora de seguros online do Brasil, você pode personalizar um plano de acordo com o seu perfil. Para pessoas que viajam de automóvel até para outros países, como os pertencentes ao Mercosul, há o Seguro Carta Verde, por exemplo. 

Cote o seu seguro agora mesmo com a gente. Basta clicar no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale com um de nossos consultores. 

COTE SEGURO DE CARRO GRÁTIS

Como planejar viagem de carro em 5 passos 

Ao planejar uma viagem de carro, alguns pontos devem ser colocados na ordem de prioridade para que você tenha uma rota tranquila e sem percalços. Todo planejamento de viagem é importante, mas quando o assunto é carro, é necessário ainda mais atenção. Separamos algumas dicas, listadas abaixo, para que você viaje sem dificuldades.

1. Estabeleça a rota a ser percorrida

A viagem começa muito antes de colocar o carro na estrada. Para que tudo saia do jeito esperado, toda a rota deve ser estabelecida com antecedência. Isso envolve, é claro, a definição do destino final. Mas não é só isso, saber em quais vias você vai trafegar, quais os locais em que vai parar para comer e para dormir, por exemplo, faz com que o itinerário se torne mais prático. 

Saiba o ponto de partida e o de chegada e tente, ao menos, fazer uma previsão de quantas horas ou dias demorará para percorrer a rota de carro. A partir disso você saberá a distância total da viagem e assim poderá definir os pontos de parada da rota.

Com o trajeto definido, você conseguirá saber o tempo de permanência em cada parada, por exemplo. Haverá tempo de conhecer as cidades por onde passará ao longo do caminho? Quais locais servirão de parada para descanso? Pesquise sobre hotéis, veja os mais confortáveis e com melhores avaliações, além dos restaurantes que mais valem a pena.

No planejamento de uma viagem de automóvel há muito mais liberdade de parada, por isso essas escolhas fazem tanta diferença. Ao invés de escolher conhecer pontos turísticos apenas do destino final, por que não escolher vários durante a rota? Pense nisso na hora de planejar a viagem de carro.

2. Planeje os custos com pedágios e combustível

Essa conta precisa entrar no seu planejamento da viagem de carro. Durante a sua rota de automóvel, contabilize por quantos pedágios você passará para levar o dinheiro necessário. Se precisar, existem muitas tags para o motorista passar sem precisar perder tempo e pagar no mesmo momento, como Sem Parar ou Veloe.

Além disso, é importante calcular o custo do combustível. O primeiro passo para isso é saber quantos litros o seu carro faz por quilômetro, seja na estrada ou na cidade. Com esses números em mãos, fica fácil saber quanto será investido nessa parte. Inclusive, para uma viagem de carro é importante saber como economizar combustível

3. Atente-se à revisão do carro 

Se você pretende viajar de carro, há uma lista de itens pré-definidos e bem importantes a serem checados antes de pegar a estrada. Não é só porque o seu carro está em bom estado que você vai confiar e seguir viagem. Mesmo para quem segue a rotina de manutenção preventiva recomendada, fazer o check list e viajar com tranquilidade é mais prudente para todos.

Veja alguns itens para checar antes de viajar de carro.

4. Verifique sua documentação 

Antes de viajar, cheque toda a documentação necessária, como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), RG ou passaporte, caso vá para outro país da América do Sul, e documentação do carro. De nada adianta estar com a rota traçada e o carro em perfeitas condições se a sua documentação não está regularizada.

A CNH precisa estar dentro da validade e não estar cassada ou suspensa. O RG necessita ter, no máximo, 10 anos da data de emissão e o veículo deve estar com o IPVA pago e licenciamento em dia. Se tiver com o Seguro Carta Verde, de preferência leve a apólice também para qualquer imprevisto. Alguns países da América do Sul, como o Peru, podem solicitar o certificado de vacinação contra a febre amarela — atente-se a isso também, pois pode ser outro documento a ser levado.

5. Itens importantes para deixar no carro 

A viagem está se aproximando! Mas o que deixar no carro? Alguns itens são essenciais para quem está viajando com o seu veículo. Um bom GPS é primordial, pois o sinal do celular pode não pegar em todos os lugares que você visitar. Além disso, sempre deixe algumas garrafas de água e alimentos práticos, como frutas e salgadinhos.

Lenços, panos e um kit de primeiros socorros também devem estar entre os itens que serão carregados no carro. Se possível, alguns remédios e relaxantes musculares podem ajudar com o desgaste físico, principalmente do motorista.

Dica adicional: vá com Seguro — de Carro e de Viagem 

Não é recomendado viajar de carro sem fazer a contratação de bons seguros. Falando, primeiramente, de carro. O carro está sujeito a diversos imprevistos nas estradas e rodovias. Por isso mesmo o Seguro Auto é importante. Cote o seu com a Minuto agora mesmo clicando no botão abaixo. Se preferir, pode ligar gratuitamente no número 0800 882 0656 e falar com um de nossos consultores.

COTE SEGURO DE CARRO GRÁTIS

O mesmo serve para o Seguro Viagem, ainda mais em viagens internacionais. Contratar essa proteção é muito importante, pois trata-se de um amparo caso você necessite de atendimento médico ou odontológico fora do país. Se você vai esquiar na América do Sul, por exemplo, há a possibilidade de adquirir o Seguro Viagem para esportes também. Clique no botão abaixo para fazer sua cotação. 

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *