4 itens opcionais para carro que vale investir

acessorios carro 4 itens opcionais para carro que vale investir

Você já parou para pensar se vale a pena adquirir itens opcionais para carro? Está planejando trocar de carro e não sabe exatamente o que escolher?

Aproveite este conteúdo para entender um pouco melhor sobre a relevância de tê-los no seu veículo e, também, como observar fatores que impactam a segurança.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Acompanhe!

4 itens opcionais para carros

Primeiramente, cabe esclarecer que existem vários tipos de opcionais para carro. Decidir-se por eles ou não é uma tarefa que deve partir da análise de necessidades, condições e preferências de cada um.

Mas em geral, alguns se destacam, seja pela praticidade, pelo conforto, pela segurança ou pela valorização que trazem ao automóvel.

Veja a seguir os itens que mais podem influenciar a experiência no quesito opcionais para carro:

1. Direção hidráulica

A direção hidráulica é um dos recursos mais procurados pelas pessoas em veículos. Não significa que sem direção hidráulica o carro não pode ser satisfatório, mas o conforto da direção mais “molinha” é sem igual.

Além de oferecer mais facilidade para manobras e balizas, por exemplo, ele valoriza o carro na hora de vender.

Comprar um veículo sem essa opção pode dar mais trabalho depois quando você quiser repassá-lo para adquirir outro. Isso porque geralmente a diferença de preço é baixa para um carro com direção, então as pessoas acabam optando por ela.

2. Rodas de liga leve

Muita gente não sabe, mas as rodas de liga leve são um dos opcionais para carro mais vantajosos no que se refere à estabilidade do veículo.

Existe um grande conforto para dirigir também quando os pneus aderem melhor ao chão e quando o carro fica mais leve. Esse é um benefício que elas trazem.

Por serem fabricadas com mistura de alumínio e outros componentes, são menos pesadas que as rodas de aço. Sem contar que costumam ser muito apreciadas pelo design que têm, conferindo maior estilo ao carro.

3. Ar-condicionado

O que dizer do ar-condicionado? Um dos opcionais para carro que mais fazem diferença na experiência do usuário, principalmente nos dias quentes!

Afinal, já pensou pegar estrada em um dia de temperatura muito alta, ficar horas parado no trânsito ou dirigir sob o sol na cidade sem ter como se refrescar? Com o ar-condicionado, esse problema não existe, pois é possível ajustar a temperatura como for mais confortável para o motorista e todos os passageiros, inclusive direcionando o fluxo do ar.

Outra coisa que vale a pena enfatizar em relação a ele é que tendo essa opção, você não precisa se arriscar com os vidros abertos. Especialmente para dirigir à noite ou em locais perigosos, estar com os vidros fechados é bem mais seguro, trazendo menos vulnerabilidade aos passageiros.

Há até mesmo certa economia na estrada. Vidros abertos quando o carro está em movimento em maior velocidade fazem com que ele sinta como se houvesse uma “força” contra a qual tem que se esforçar mais (o vento). Logo, o consumo de combustível pode aumentar. Com ar-condicionado, esse impacto interno é diminuído.

4. Equipamentos de segurança

Diversos itens de segurança trazem tranquilidade maior ao condutor ou proprietário. É o caso das travas elétricas. Com elas, é menos provável que se esqueça de fechar corretamente o carro.

Os alarmes também são essenciais para diminuir a probabilidade de o veículo sofrer roubo. Por isso, vale a pena investir neles.

Mas, muito além disso, há equipamentos que estão relacionados à segurança no volante mesmo, e não apenas contra violência e furtos. Neles, se incluem os freios do tipo ABS, que reduzem o tempo necessário para a frenagem, aumentando a eficiência da resposta do condutor e do veículo em situações de risco.

Isso facilita bastante o desvio de obstáculos, poupa mais o carro e reduz as chances de um acidente acontecer. Um benefício é que o freio ABS pode diminuir o desgaste do veículo.

Qual a diferença entre itens de série, opcionais e acessórios?

Agora que você compreendeu basicamente a importância dos opcionais, vamos esclarecer algumas dúvidas que podem surgir.

O que é item de série, opcional e acessório? Qual a diferença entre essas designações?

Os itens de série são aqueles que o carro já vem de fábrica. Eles fazem parte de um padrão, em que todos os carros daquele determinado modelo já são vendidos dessa maneira.

Já os opcionais são alguns desses que mencionamos anteriormente, como o ar-condicionado, que você já paga a mais para a fábrica entregar assim.

Os acessórios são uma terceira categoria de produtos ou equipamentos que acompanham o carro, mas não vêm de fábrica. Quem os adiciona, geralmente, é a concessionária que vende o veículo. Em outros casos, lojas especializadas também podem fazer isso e você coloca quando quiser. É o caso dos faróis de LED, tapetes, soleiras e calhas.

Itens de segurança valorizam o carro?

Sim, os itens de segurança valorizam o carro. Ou seja, na hora de vender, fica mais fácil encontrar interessados ou conseguir um valor maior por ele.

Sem contar que muitos deles, por contribuírem com a segurança, acabam atraindo ainda mais os consumidores.

Além disso, algo que se deve observar ao ter um carro é cuidar da sua proteção. Nesse sentido, também é muito importante ficar atento a dicas no momento de fazer o orçamento do seguro e cotar com uma corretora de segurança, que ofereça também diversas opções para análise.

E então, conseguiu entender um pouco mais sobre custo x benefício de itens opcionais para carro? Precisa inclusive cotar o seguro do seu carro para ficar totalmente tranquilo? Comece agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *